A HISTÓRIA contada por nós

A sociedade moldou-se desde sempre a códigos visuais na tentativa de facilitar o seu dia-a-dia. No entanto, o mundo de hoje vive mais atrelado que nunca a uma cultura de imagem de perceção rápida e imediata: códigos, cores ou logótipos. Podemos assim, cada vez com mais segurança, afirmar que as imagens tornam a informação mais compreensível e acessível e que estas deixaram, com o tempo, de ser meramente decorativas, chegando a ser um complemento de tudo o que absorvemos e nos é dado a conhecer. É desta forma que a Banda Desenhada se torna protagonista enquanto ferramenta de aprendizagem, necessariamente relevante quando conjuga a imagem com a mensagem. Enquanto estratégia a explorar no ensino, pretende-se afirmar a sua mais-valia. Assim, a técnica pedagógica não tem só como objetivo a aprendizagem e o uso de um recurso, mas sim a construção do próprio recurso pedagógico. Desta forma, baseado na experiência da aula oficina, aliado a uma construção de narrativa, espera-se que esta ferramenta, baseada na imagem, melhore a apreensão do conhecimento pelos alunos e os seus resultados, muitas vezes condicionados a uma aula tradicional, marcada maioritariamente pela exposição dos conteúdos abordados.

Aqui deixamos a experiência pedagógica realizada por uma turma do 9º ano de escolaridade.

Daniel Nunes (professor estagiário)

João Santo (professor orientador)

Atalhos

E-mail institucional