A HISTÓRIA contada por nós

A sociedade moldou-se desde sempre a códigos visuais na tentativa de facilitar o seu dia-a-dia. No entanto, o mundo de hoje vive mais atrelado que nunca a uma cultura de imagem de perceção rápida e imediata: códigos, cores ou logótipos. Podemos assim, cada vez com mais segurança, afirmar que as imagens tornam a informação mais compreensível e acessível e que estas deixaram, com o tempo, de ser meramente decorativas, chegando a ser um complemento de tudo o que absorvemos e nos é dado a conhecer. É desta forma que a Banda Desenhada se torna protagonista enquanto ferramenta de aprendizagem, necessariamente relevante quando conjuga a imagem com a mensagem. Enquanto estratégia a explorar no ensino, pretende-se afirmar a sua mais-valia. Assim, a técnica pedagógica não tem só como objetivo a aprendizagem e o uso de um recurso, mas sim a construção do próprio recurso pedagógico. Desta forma, baseado na experiência da aula oficina, aliado a uma construção de narrativa, espera-se que esta ferramenta, baseada na imagem, melhore a apreensão do conhecimento pelos alunos e os seus resultados, muitas vezes condicionados a uma aula tradicional, marcada maioritariamente pela exposição dos conteúdos abordados.

Aqui deixamos a experiência pedagógica realizada por uma turma do 9º ano de escolaridade.

Daniel Nunes (professor estagiário)

João Santo (professor orientador)

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Atalhos

E-mail institucional
Inovar
Sistema de Cartões
Moodle

Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo

Rua Prof. Lídio Alves Gomes
3220 – 219 Miranda do Corvo
geral@ww2.aemc.edu.pt
www.aemc.edu.pt