CONTEXTO

Miranda do Corvo é vila sede de concelho, pertencente ao distrito de Coimbra.
Tem uma área de 127,28 Km2, distribuída por cinco freguesias: Lamas, Miranda, Rio de Vide, Semide e Vila Nova, comportando uma população residente de cerca de 14000 habitantes. O concelho é delimitado pelos vizinhos concelhos de Vila Nova de Poiares, Lousã, Figueiró dos Vinhos, Penela, Condeixa-a-Nova e Coimbra.

A parte principal do concelho em área corresponde às freguesias de Miranda e Vila Nova, situadas quase na totalidade na extensa bacia fértil que vai da vila até ao sopé da serra que corre da Lousã para o Espinhal e que, no concelho, toma os nomes de Espinho e de Miranda; a parte norte é acidentada, e a serra de Semide, que vem do Ceira até à vila, abriga a União de freguesias de Semide e Rio de Vide. Pelo sul o concelho é delimitado pela serra e pelas ondulações irregulares que ligam com Penela. A parte poente é constituída pela freguesia de Lamas, formada por terras que lhe dão o nome e onde predomina o cultivo da vinha.

O Concelho é contemplado pelo rio Dueça nascido no de Penela, que corre sensivelmente no sentido Sul-Norte e que tem como principal afluente a ribeira do Alhêda, que atravessa a vila. Esta é atravessada pela estrada nº. 342 que, de Lamas, segue para a Lousã; e pela nº. 17-1 que vem de Semide em direcção ao Espinhal. É ainda a estrada nº.342 que faz ligação à A13 e à A1 através do nó de Lamas.

Atalhos

E-mail institucional
Inovar
Sistema de Cartões
Moodle

Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo

Rua Prof. Lídio Alves Gomes
3220 – 219 Miranda do Corvo
geral@ww2.aemc.edu.pt
www.aemc.edu.pt