CLIMATE DETECTIVES - PROJETO DO 5.º ANO NA EUROPEAN SPACE AGENCY

Este ano letivo, nós, os alunos do 5.º E da Escola Ferrer Correia, aceitámos o desafio da professora de Ciências Naturais e decidimos participar no concurso Detetives do Clima, promovido pela European Space Agency (ESA) com o apoio da European Space Education Resource Office – Portugal (ESERO) . Objetivo: “Aprender que o Clima na Terra é um sistema complexo e em constante mudança e perceber a importância de respeitarmos o meio ambiente”. Escolhemos o nome: Minions – Cuidadores da Terra.

Investigámos e estudámos as consequências dos incêndios no concelho de Miranda do Corvo. Começámos por realizar diferentes atividades experimentais com o objetivo de analisar o impacto negativo dos incêndios no solo. Realizámos ainda uma visita de estudo para aprender mais sobre as florestas e sobre os incêndios. Para sensibilizar a comunidade educativa semeámos nozes, castanhas e bolotas, com o objetivo de distribuir as novas plantas pela população, no arraial de final do ano letivo. Devido à pandemia Covid-19 a festa não se irá realizar, assim como, todas as outras atividades de sensibilização planeadas. No entanto, para mostrar o nosso trabalho e partilhar as nossas descobertas, criámos um site:

Esperamos a vossa visita virtual!