Plano Ensino a Distância do Agrupamento

No âmbito do plano de Educação a Distância do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo foram disponibilizados aos alunos 45 tabletes (CMMC), 12 portáteis do Centro Educativo, 61 computadores do AEMC, 25 câmaras web e 24 routers (CMMC) de forma a garantir que todos os alunos tenham condições para realizar as aulas a distância e efetuar as correspondentes aprendizagens.

A Câmara Municipal disponibilizou as tabletes do projeto Clic a Clic e routers, estes de forma a responder a necessidades de alunos que não tinham acesso ou que vivem em zonas deficitárias em termos de disponibilização de serviço de acesso à internet.

A preparação do equipamento informático foi um enorme desafio, havendo mesmo necessidade de recorrer aos computadores fixos das salas de informática da Escola José Falcão para que todos os alunos tivessem o respetivo equipamento tecnológico que lhe permita aceder às aulas a distância e realizar as tarefas propostas pelos docentes.

A Escola Básica e Secundária, enquanto Escola de Acolhimento para crianças com menos de 12 anos de famílias prioritárias, recebe neste momento 12 alunos de vários anos de escolaridade, acompanhados por docentes e assistentes operacionais, de forma a garantir a indispensável segurança e realização das aulas síncronas e assíncronas.

Também 7 alunos da Escola Básica e Secundária José Falcão e 5 alunos do Centro Educativo, cujas condições de aprendizagem assim o exigem, estão a ter aulas presenciais, acompanhados por docentes de Educação Especial.

Estão ainda a ser apoiados presencialmente, na escola sede do Agrupamento, 4 alunos refugiados, em termos de Português Língua Não Materna.