PROGRAMA ESCOLA DIGITAL

O Ministério da Educação está a distribuir pelos AE/ENA kits compostos por um computador portátilauscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot e um cartão SIM, que garante a conetividade a partir de qualquer ponto do país (pressupondo uma utilização responsável de dados móveis).

Num primeiro momento foi dada particular atenção aos alunos abrangidos por apoios no âmbito da Ação Social Escolar, iniciando-se com os alunos do escalão A e B que frequentam o ensino secundário, priorizando aqueles que não têm acesso a equipamentos eletrónicos em casa.

Vai agora prosseguir a distribuição faseada de equipamentos, alargando-se, no Agrupamento a alunos a frequentar o 1.º ciclo do ensino básico, abrangidos por apoios no âmbito da Ação Social Escolar.

Foram definidos três tipos de computador: 1) 1º ciclo do ensino básico; 2) 2º e 3º ciclos do ensino básico; e 3) ensino secundário. Os tipos de equipamentos foram ajustados às necessidades de utilização expectável de cada nível educativo em contexto de aprendizagem.

Regras para utilização dos equipamentos cedidos:

Os utilizadores são responsáveis pela boa manutenção dos equipamentos, em uso responsável e prudente, tendo de cumprir as obrigações contratualizadas em caso de perda ou deterioração, suportando despesas advindas da recuperação de equipamentos em caso de danos;

Não é permitida a instalação de programas e aplicações no equipamento informático, exceto se devidamente autorizada pelo AEMC (Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo);

O computador destina-se a uso exclusivo do aluno, não podendo ser cedido a terceiros;

O esgotamento do saldo de dados do cartão implica o carregamento adicional do mesmo pelos encarregados de educação;

É autorizada a deslocação do equipamento fora da morada do utilizador, exclusivamente para fins de apoio ao processo de aprendizagem;

O extravio de equipamentos (perda, roubo, outros) devem ser comunicados às autoridades competentes e de imediato ao AEMC, através do contacto geral@aemc.edu.pt.

Os danos causados nos equipamentos devem ser comunicados de imediato ao AEMC, através do contacto geral@aemc.edu.pt.

Os equipamentos – computador, mochila, auscultadores, hotspot e cartão, são cedidos ao aluno durante o tempo em que este frequenta os estabelecimentos do AEMC;

No primeiro ciclo, ao transitar para o 5.º ano, terá de ser feita a devolução do equipamento (recebendo, posteriormente, outro adequado aos ciclos seguintes).

Nos segundo e terceiro ciclos, a devolução do equipamento deverá ocorrer ao finalizar o nono ano;

No final do ensino secundário terá de ser feita a devolução do equipamento;

Em caso de transferência para outros Agrupamentos/Escolas, o equipamento cedido terá de ser devolvido.

Clique AQUI para aceder ao Guião “Escola Digital”

Miranda do Corvo, 03 de março de 2021