FORMAÇÃO DE DOCENTES NA ACADEMIA DE LÍDERES UBUNTU

O AE de Miranda do Corvo integra, neste ano letivo, o programa de educação não formal na Academia de Líderes Ubuntu.

A filosofia Ubuntu torna evidente que a natureza humana tem no seu centro a relação, “ser-com-o-outro” acreditando que nos tornamos mais pessoa na relação com o outro.

O método Ubuntu aposta no desenvolvimento de cinco competências centrais, que trabalham o Autoconhecimento, Autoconfiança e Resiliência, a Empatia e Serviço. É um método que privilegia a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos participantes, promovendo o trabalho de equipa, o pensamento crítico e autorreflexivo, a comunicação, a resolução de problemas, entre outras.

O nosso Agrupamento esteve representado por quatro docentes e uma assistente social numa formação de 4 sessões, tendo as duas últimas sessões decorrido na Biblioteca Municipal de Gois, nos dias 24 e 25 de novembro.

Ao longo deste ano, realizar-se-á a semana Ubuntu junto de uma turma do 3ºciclo e posteriormente será criado o Clube Ubuntu na escola.

Foi uma enorme oportunidade fazer parte desta formação que a todas enriqueceu, desde a formação teórica às dinâmicas apresentadas. Estamos gratas e tudo faremos para desenvolver o método Ubuntu nas nossas escolas.