AEMC abraça projeto piloto Escolas SITI

Sensibilizar a Comunidade Educativa para as consequências das experiências adversas sofridas na infância é o principal objetivo do projeto piloto que o Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo integra, através da celebração de protocolo com a PAJE – Plataforma Apoio Jovens (Ex)Acolhidos.

Neste âmbito, realizaram-se sessões de sensibilização sobre as “Consequências das Experiências Adversas na Infância”, destinadas a alunos e adultos, dinamizadas pela Dr.ª Natália Chaves e pelo Prof. Dr. João Pedro Gaspar.

Na sessão direcionada aos alunos, que teve lugar no passado dia 19 de novembro, participaram as turmas do Ensino Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde e de Técnico de Apoio Psicossocial, as quais evidenciaram bastante interesse e preocupação por esta temática.

Nas sessões dedicadas a adultos, realizadas nos dias 2 e 7 de dezembro, estiveram presentes a APAIS, encarregados de educação das instituições de acolhimento de jovens do concelho de Miranda do Corvo, representante da CPCJ, diretores de turma, GAAF, coordenação do ATE, da EMAI e do PAPES e Direção do AEMC.

Estas sessões foram o ponto de partida para a constituição do Comité Escolas SITI, o qual terá como missão disseminar o impacto que as experiências adversas sofridas na infância podem ter no desenvolvimento das crianças e dos jovens.