GEOMETRICAMENTE CONTANDO…

Conta uma experiência curricular, promovida pela Biblioteca Escolar, que envolveu turmas do 3º, 4º e 10º anos de escolaridade, que decorreu no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, em outubro e a partir do seu lema “Contos de Fadas e Contos Tradicionais de Todo o Mundo”.

Neste contexto, a Biblioteca Escolar desafiou a turma do 10º B, da escola José Falcão, a relembrar e contar os contos tradicionais, mobilizando os conteúdos da disciplina de Desenho A. A atividade foi complementada com leituras visuais de alguns pintores/escultores como: Pieter Mondrian, Joan Miró, Alexander Calder.

As turmas do 3º e 4º anos de escolaridade, da escola do 1º CEB de Miranda do Corvo, por sua vez, foram desafiadas a recontar, por escrito, as narrativas visuais criadas pelos colegas do 10º ano, bem como a conhecer a obra dos pintores/escultores.

A atividade foi distinguida pela Rede de Bibliotecas Escolares, como “Atividade Top”, no mês de outubro de 2021, evidenciando-se pela qualidade do trabalho desenvolvido, pela inovação, pela clareza dos documentos de apresentação, bem como pela sua potencial replicabilidade.