COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA LEMBRANÇA DO HOLOCAUSTO

No âmbito das atividades relacionadas com o Holocausto, dia 27 de janeiro, pela iniciativa do núcleo de estágio de história, tivemos o privilégio de receber na nossa escola o professor doutor João Paulo Avelãs Nunes, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra onde leciona História Contemporânea, que veio conversar connosco sobre o significado desse fenómeno histórico-político-social. Numa abordagem inovadora, soube, e após a leitura por algumas alunas do 11º ano, de textos sobre o holocausto, enquadrar o fenómeno abordado, numa perspetiva alargada no tempo e no espaço, incentivando à reflexão sobre o significado deste fenómeno histórico na práxis política e social do mundo contemporâneo. Assim, e discorrendo sobre o conjunto de situações de perseguição e discriminação, que acontecem um pouco por todo o mundo, o professor Avelãs Nunes, à luz da desconstrução deste fenómeno histórico, desafiou-nos a todos a assumir uma posição crítica relativamente aos inúmeros “holocaustos” que se vão repetindo, e que de forma mais ou menos indiferente, sancionamos. Desde já, fica o agradecimento ao professor, e a todos os que participaram na iniciativa.

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – Regime Nazi fez mais de 6 milhões de vítimas!

A 1 de novembro de 2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu o dia 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

Neste dia, em 1945, era libertado o maior campo de extermínio nazi, Auschwitz, pelas tropas soviéticas.

Este genocídio em massa, liderado pelo regime nazi, tirou a vida a cerca de seis milhões de judeus. Foram ainda assassinados outros milhões de pessoas pelos nazis, entre os quais milhares de homossexuais, ciganos, testemunhas de jeová, pessoas com deficiência e outras minorias perseguidas pelo regime.

É dia de recordar, e nunca esquecer, um dos episódios mais trágicos da humanidade.