SEMANA DA EMPATIA:
Todos desejamos ver acontecer uma verdadeira revolução de empatia!

MURAL

Logo no primeiro dia da Semana da Empatia foi criado um mural num dos blocos da escola José Falcão, que se pretende esteja repleto de elogios e exemplos de verdadeira empatia até ao final da semana!
Ao longo dos dias, os alunos serão convidados a elogiar os colegas e a serem empáticos uns com os outros (por escrito), num exercício que os levará a contribuir para este mural que irá sendo completado com os diferentes contributos.
Aqui poderás acompanhar todas as etapas evolutivas deste Mural da Empatia desde o Dia 1!

Dia 21 de fevereiro

Dia 22 de fevereiro

Dia 23 de fevereiro

Dia 24 de fevereiro

PEGADAS

Dia 25 de fevereiro

Pegadas da empatia na Escola José Falcão

Dia 23 de fevereiro

Pegadas da empatia na Escola de Rio de Vide

Os alunos do 1º ciclo da Escola de Rio de Vide, desenharam no piso do recinto exterior pegadas com pau de giz e decoraram-nas com desenhos e palavras alusivos ao tema da Empatia.

Pegadas da empatia na Escola de Semide

Os alunos do 1º ciclo da Escola de Semide, desenharam no piso do recinto exterior pegadas com pau de giz e decoraram-nas com desenhos e palavras alusivos ao tema da Empatia.

Dia 21 de fevereiro

Pegadas da empatia na Escola Ferrer Correia

Os alunos do 1º ciclo da Escola Básica Professor Doutor Ferrer Correia no Senhor da Serra, desenharam no piso do recinto exterior pegadas com pau de giz e decoraram-nas com desenhos e palavras alusivos ao tema da Empatia.

Pegadas da empatia na Escola José Falcão

Os alunos do 2º ciclo de EMRC da Escola Básica e Secundária José Falcão em Miranda do Corvo, também se associaram à Semana da Empatia. Juntos, colaboraram na criação do trilho da Empatia, criando pegadas coloridas e alusivas ao tema da Empatia, quer pelos desenhos quer pelas palavras nelas inscritas. Desta forma, para além do desenvolvimento do tema em contexto aula, houve oportunidade de sair da sala e assim fazer chegar o tema a mais colegas, professores e pessoal não docente, uma vez que ninguém fica indiferente às “Pegadas da Empatia!”

É sob este lema que o  Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, membro da Comunidade Escolas Ubuntu, se irá mobilizar e desenvolver um programa de atividades ao longo da Semana Ubuntu da Empatia.

Entre 21 e 25 de fevereiro, o teu Agrupamento de Escolas vai promover e convidar-te a participar num conjunto de atividades criativas e dinâmicas sobre a temática da Empatia.

O programa ESCOLAS UBUNTU visa proporcionar a cada agrupamento de Escolas aderente a realização da ACADEMIA DE LÍDERES UBUNTU para os seus estudantes, tendo em vista o desenvolvimento de competências socio-emocionais, como o autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e sentido de serviço. Está baseado no conceito “UBUNTU” que significa “eu sou porque tu és, eu só posso ser pessoa através das outras pessoas”, e potencia uma metodologia de educação não-formal, experiencial e relacional para a cidadania que valorize três eixos: a ética do cuidado (saber cuidar de si, dos outros, da comunidade e do planeta), a liderança servidora (atenção ao serviço e ao bem comum) e a capacidade de construir pontes (atitude essencial num mundo polarizado e fraturado).