PROJETO GEN10S

Durante o 2.º Período, os alunos do 5.ºAno da EBS José Falcão participaram no projeto Gen10s. O Projeto Gen10s é um projeto desenvolvido pela Google.org em conjunto com a SIC Esperança, de programação Scratch que contribui para “uma nova perceção de tecnologia nas crianças, demonstrando que elas podem não só consumi-la, como também criá-la.” Um dos objetivos do projeto é o aumento de competências digitais e promover a igualdade de oportunidades na área digital entre os mais novos. Por outro lado, para os docentes da EBS José Falcão que participaram no projeto, o objetivo da participação estava no desenvolvimento do pensamento lógico matemático através da programação, como está cientificamente provado.

O projeto desenvolveu-se em 4 fases: a primeira fase, compreendia 4 horas de formação dos professores participantes, sendo que os requisitos para a participação é que a inscrição no projeto tinha de ser por 3 docentes das turmas. Inscreveram-se os Professores Sónia Sousa (Matemática), Carlos Varandas (HGP e Cidadania) e Alexandre Silva (TIC). A segunda fase, de 6 horas, consistia na formação dos alunos em programação Scratch pelos Professores do Projeto, sendo que a terceira fase do projeto era o desenvolvimento de um projeto pelos alunos, em grupo, com supervisão dos professores das disciplinas participantes. A última fase consistia na finalização do projeto e a sua apresentação.

Os projetos desenvolvidos foram todos no âmbito do projeto DAC e de Cidadania do 5.ºAno da EBS José Falcão “Choosing a better planet” e os alunos criaram vários projetos, entre histórias e jogos, sobre temas variados como reciclagem, poluição, seca e alimentação saudável.