PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR

O dia 31 de março foi dedicado à saúde mental e bem-estar na Escola José Falcão, em Miranda do Corvo. Os alunos do ensino secundário foram convidados a participar em sessões de informação e sensibilização sobre o tema da Depressão. Este foi um espaço privilegiado de diálogo, partilha e reflexão. Os Técnicos do PNPSE (Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar) do Agrupamento esclareceram os sintomas da depressão, reforçaram a necessidade de atenção aos sinais de alerta, favoreceram a reflexão sobre como atuar e ajudar num caso prático, informaram sobre como e onde obter ajuda especializada.
A par destas sessões, foram também lançadas duas campanhas informativas: uma que surpreende os alunos da Escola com cartazes cujas frases na primeira pessoa os instiga a descobrir mais sobre a matéria através de um QR Code, outra com o envio da informação compilada e resumida num panfleto interativo.
A promoção da saúde mental é um dos pilares essenciais para combater o insucesso escolar e, por tal, uma das prioridades na intervenção realizada por esta equipa de técnicos do Agrupamento.