7 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA SAÚDE – DANÇAR FAZ BEM AO CORPO E À MENTE

Com o intuito de assinalar as conhecidas efemeridades do mês de março, o Dia da Água (20/03) e Primavera, Dia da Árvore e da Poesia (21/03), as turmas do 5.º Ano da EBS José Falcão prepararam várias exposições pelo recinto escolar no âmbito do Projeto DAC e de Cidadania “Choosing a better Planet!”.
Assim, no Bloco A, no átrio da entrada dos Serviços Administrativos, está montada uma exposição de árvores construídas com materiais recicláveis, produzidas em grupo, para o concurso “Árvore Original! Árvore Ambiental!” levado a cabo pelos Diretores de Turma do 5.ºAno. Pelo corredor do rés-do-chão, temos ainda uma exposição de sombras de animais marinhos, com o objetivo da sensibilização para a proteção da vida marinha conforme o objetivo 14 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
No telheiro entre os Blocos A e B, estão expostos chapéus de chuva infantis, em reprodução semelhante às ruas de Águeda, com o objetivo da sensibilização para a reutilização de objetos, bem como embelezamento do espaço escolar, ideia que surgiu da Professora Ilda Dias da Educação Especial do 5.ºC, que colaborou também nas exposições.
No átrio do Bloco B, temos contruída uma cascata com recurso à reutilização de materiais, referente ao Dia da Água bem como uma exposição de informação com as quantidades de água necessárias à produção de alimentos e objetos bem como para as atividades de vida diárias. Ainda no âmbito do tema Água, nas aulas de Cidadania foram produzidos cartazes alusivos à poupança de água, consequência da emergência nacional de seca meteorológica que se vive, sendo que os mesmos foram espalhados pelos três blocos da Escola José Falcão.
Foram ainda distribuídos marcadores de livros com poemas escritos e decorados com desenhos alusivos aos dias assinalados, realizados pelos alunos.
Todas estas iniciativas tiveram o envolvimento das várias disciplinas, bem como o apoio da Coordenadora do programa Eco-Escolas, Prof. Liliana Serra. Estas exposições só se conseguiram concretizar com o esforço dos alunos bem como, em grande parte, com o apoio, trabalho e orientação da Professora de Educação Visual e Tecnológica, Ana Rita Figueira.
Todas as atividades têm o objetivo de alertar a comunidade educativa para as questões da sustentabilidade ambiental, desenvolver a consciência ecológica, promover as atitudes cívicas individuais e o sentido de cidadania ativa e estimular a participação dos alunos na vida da turma e da Escola com o embelezamento e decoração dos espaços escolares.
Os Diretores de Turma do 5.ºAno da EBS José Falcão
Professores Sónia Sousa, Dora Marques e Carlos Varandas