NÓS E OS OUTROS – 11.º A

No âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento “Nós e os outros”, os alunos Afonso Amado, Carlos Bento, Duarte Gonçalves, Francisco Silva, João Paulo e Mariana Rodrigues (do 11.º A), no dia 7 de abril, realizaram uma visita ao Centro Educativo de Miranda do Corvo. Foi um dia muito cansativo, mas ao mesmo tempo repleto de diversão, pois trabalhar com os alunos do 3.º ano (turma da professora Paula Antunes) deu-lhes o poder de perceber o quão gratificante é fazer uma criança sorrir.  Para além das pinturas e do mini torneio de futebol, conseguiram jogar à apanhada com as crianças da turma. Esta atividade permitiu aos alunos do 1.º ciclo exercitarem a mente (ao serem criativos nas suas pinturas) como também trabalhar a parte física, pois estas duas vertentes estão em tudo ligadas com a saúde mental (ideia central do projeto).

No âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento “Nós e os outros”, os alunos Fabiana Tomás, Gonçalo Lobo, Inês Costa, Manuel Bento e Maria Gonçalves (do 11.º A), no dia 7 de abril, realizaram uma visita ao Centro Educativo de Miranda do Corvo. Estes alunos realizaram atividades com a turma do 4.º ano da professora Ana Martins. Começaram por dialogar com os alunos sobre a saúde mental, o que significava para eles. Pediram-lhes igualmente para pesquisarem a palavra “empatia” no dicionário e apontar no quadro palavras relacionadas com esse tema. A atividade envolvia a elaboração de um “Muro da Empatia”. Também pediram aos alunos um desenho sobre algo ou alguém que os fizesse felizes e de seguida, explicaram o seu desenho em frente da turma, dando-lhes oportunidade de comunicar sentimentos com todos e sentirem-se ouvidos. Os alunos mostraram-se muito empenhados e divertiram-se. Deram aos alunos do 11.º ano a oportunidade de lidar com crianças e ajudá-las no que diz respeito à saúde mental. Todos os membros do grupo gostaram da atividade e esperam ansiosamente pelo próximo projeto.