VISITA DE ESTUDO AO PORTO

(parte da manhã)

No dia 21 de abril de 2022, as turmas A e B, do 11.º ano do nosso agrupamento, foram numa visita de estudo ao planetário do Porto – Centro Ciência Viva. Quando chegaram ao local o senhor Filipe iniciou a primeira parte da visita fora das instalações, com uma breve explicação sobre a cor do céu ser azul e o sol, na verdade, ser de cor branca. Depois tivemos a oportunidade de observar o sol com a ajuda de dois microscópios, sendo que cada um tinha um filtro diferente (um azul e um vermelho).

Na segunda parte da excursão organizaram dois grupos (1.º grupo – com os alunos do curso de Ciências e Tecnologias; 2.º grupo – com os alunos dos cursos de Artes Visuais e Humanidades). O primeiro grupo foi guiado pelo Sr. Filipe para uma sala, na qual fizeram experiências com a luz (reflexão, refração e absorção). Enquanto realizaram as experiências, tiveram direito a uma explicação  em relação ao procedimento da experiência e a justificação do resultado esperado.

Na última parte desta aventura, despediram-se do Sr. Filipe e conheceram o Sr. Ricardo que os levou ao planetário digital para visualizarem três vídeos sobre a história da Terra e da Galáxia. Por último, o Sr. Ricardo explicou a melhor maneira para identificarem algumas constelações, por exemplo, a ursa menor e maior, escorpião, Órion e muitas outras.

(parte da tarde)

Na tarde de quarta-feira dia 20 de abril, os alunos do 11.º ano, turmas A e B visitaram a cidade do Porto, no âmbito de uma visita de estudo. A tarde começou com um passeio na zona dos Clérigos, onde se observou a influência barroca na construção da Torre. De seguida, visitaram o Centro Português de Fotografia, onde assistiram a uma sessão sobre a vida de Camilo Castelo Branco e, por fim, puderam entrar na cela que o mesmo ocupou e onde escreveu “Amor de Perdição”. Para finalizar a tarde, visitaram a Estação de S. Bento, onde analisaram e observaram os seus famosos azulejos. Para concluir este dia, realizaram um passeio pela Ribeira da cidade. Esta atividade foi encarada com bom agrado pelos alunos, pela dinâmica lúdica em que foi realizada.