NECESSIDADES DE SAÚDE ESPECIAIS – INTERVENÇÃO ARTICULADA ENTRE A ELSE E A EMAEI

A inclusão de crianças e jovens com Necessidades de Saúde Especiais (NSE) é um processo que visa responder à diversidade de necessidades devendo a Educação e a Saúde contribuir, em articulação, para a concretização deste processo (PNE, 2015). Em complementaridade, o DL nº 54/2018 estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão.
A Equipa Local de Saúde Escolar (ELSE) perante a referenciação de crianças ou jovens com NSE, articula com as equipas de medicina geral e familiar e outros serviços de saúde, a família e a escola, com as quais elabora um Plano de Saúde Individual (PSI), apoiando a sua implementação, monitorização e eventual revisão.
A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) é um recurso organizacional específico nos Agrupamentos de Escolas (AE), de apoio à aprendizagem e à inclusão.
A articulação entre estas equipas (ELSE & EMAEI) revela-se fundamental na sinalização das crianças e jovens com NSE e, consequentemente, na elaboração dos respetivos PSI e sua monitorização.
O trabalho desenvolvido pela Saúde Escolar e pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva foi apresentado pela Enfermeira Dora Caetano, no dia 3 de junho, no 2º PEDCARE SUMMIT – 1º PEDCARE IBÉRICO e no IX encontro de Benchmarking da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de saúde infantil e pediatria da Ordem dos Enfermeiros.