PROJETO ETWINNING “CHOOSING A BETTER PLANET”

As turmas do 5.º Ano da Escola Básica e Secundária José Falcão de Miranda do Corvo desenvolveram ao longo do ano letivo o projeto “Choosing a better planet!”. Este Projeto foi transversal a todas as disciplinas bem como ao projeto de Cidadania e de DAC.

O ponto de partida do projeto foram os domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania juntamente com a emergência ambiental que o planeta atravessa.

Os objetivos do projeto são: desenvolver competências de comunicação em línguas estrangeiras; estabelecer ligações com alunos e professores de outras nacionalidades;  desenvolver opinião acerca dos impactos das atividades humanas na qualidade do meio ambiente e sobre medidas que contribuam para a sua preservação; desenvolver a consciência ecológica adotando comportamentos sustentáveis; sensibilizar a comunidade educativa para as questões da sustentabilidade ambiental; promover iniciativas que apelam à reciclagem e reutilização de resíduos; promover as atitudes cívicas individuais e o sentido de cidadania ativa e estimular a participação dos alunos na vida da turma e da Escola.

As atividades desenvolvidas foram sementeiras de árvores autóctones (carvalhos, castanheiros e sobreiros), ações de sensibilização “Aquecimento Global e a Escassez de água” e “Educação e Proteção Ambiental”, comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta – Concurso “Árvore Original! Árvore Ambiental!” – Construção, em grupo, de árvore com materiais reciclados, elaboração de marcadores de livros com poemas de sensibilização para a proteção da floresta, sensibilização para a proteção da vida marinha: exposição de sombras de animais marinhos, criação de projetos- histórias e jogos, sobre temas variados como reciclagem, poluição, seca e alimentação saudável, em programação SCRATCH (no âmbito do projeto Gén10s), comemoração do Dia Mundial da Água – campanha de sensibilização para os gastos de água nas atividades de vida diária e produção de objetos e construção de cascata com materiais recicláveis, elaboração de marcadores de livros com poemas de sensibilização para a poupança de água, construção de “Traga Pilhas”: pilhão contruído com materiais reciclados, primeiramente expostos e depois colocados um, em cada sala de aula, campanha de sensibilização para a emergência da seca hidrológica nacional- criação de cartazes a espalhar pelos edifícios da Escola, plantação das árvores desenvolvidas pelas sementeiras dos alunos nos diferentes espaços escolares do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo.

Os alunos demonstraram grande envolvência, empenho e dedicação nas temáticas apresentadas bem como nas atividades realizadas.