PROJETO “UMA PONTE, DUAS MARGENS, VÁRIOS DESTINOS”

Os alunos das turmas do 5º ano e do Centro de Apoio à Aprendizagem da Escola Básica e Secundária José Falcão, participaram no Projeto ““Uma ponte, duas margens, vários destinos” organizado pelo Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos – Fundação Bissaya Barreto, de Coimbra, com o objetivo de “introduzir inovação na ação educativa através de aprendizagens motivadoras que desenvolvam conhecimento, sensibilidade, criatividade e valores de cidadania”.

Neste âmbito, durante o 2º e 3º período, os 71 alunos, organizados em vários grupos, empenharam-se com muito interesse e motivação, dando sugestões e ideias sobre as pontes que gostariam de construir e os materiais que iriam utilizar, tendo sempre presente a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. A partir da exploração dos diversos materiais recolhidos pelos mesmos junto das suas casas, conceberam as “suas pontes”, com criações artísticas muito criativas e originais, bem como os respetivos registos nos Diários de Bordo, revelando o gosto em fazer, com criatividade e imaginação.

Este projeto foi desenvolvido em articulação com os conteúdos das várias disciplinas e com o Programa Eco-escolas, de acordo com as Aprendizagens Essenciais e o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, salientando-se a colaboração dos vários professores (12) envolvidos. Existiu igualmente a preocupação de envolver as famílias, agradecendo-se toda a colaboração e apoio na realização das atividades, bem como à Câmara Municipal, pela cedência do transporte gratuito dos alunos.

Os 17 trabalhos realizados foram inicialmente expostos à comunidade educativa, num espaço público da Escola. Atualmente integram a exposição coletiva (com várias escolas do distrito), a decorrer até Outubro, no Portugal dos Pequenitos.

Esta atividade culminou com a visita de todos os alunos e professores participantes ao Portugal dos Pequenitos, oferecida pela instituição, com a finalidade de promover outras aprendizagens e experiências, bem como a autonomia e socialização, competências tão importantes e fundamentais para o sucesso do processo ensino/aprendizagem de todos os alunos.