ERASMUS Europass- Teacher Academy – Deslocação a Helsínquia de quatro docentes do nosso Agrupamento, 31 de outubro a 5 de novembro de 2022

As docentes Anabela Monteiro (História), Graça Fachada, Isabel Farinha e Patrícia Lopes (Línguas), deslocaram-se a Helsínquia, a fim de assistir a uma ação de formação, ao abrigo do ERASMUS EUROPASS, relativa ao modelo educativo finlandês.

O evento contou com a presença de cerca de 20 professores, de várias nacionalidades, com algum destaque da presença de uma docente da Guiana Francesa (França).

A ação foi orientada por Mia Torttila que teve uma atitude de apoio explicativo, sempre que solicitada, com apresentação de PowerPoint e dinâmicas de trabalho muito interessantes.

As quatro docentes tiveram a oportunidade de se deslocarem à escola secundária, ALPILLA UPPER SECONDARY SCHOOL, onde foi possível, à sua escolha, assistirem a aulas de Inglês, Educação Física, História, Biologia e Matemática. O dia foi preenchido por uma visita pelas instalações da escola, reunião com alunos e almoço no refeitório.

Ao abrigo desta ação de formação, os participantes puderam tomar parte em duas atividades lúdica-culturais, nomeadamente, passeio a pé guiado sobre a história de Helsínquia, com destaque para os monumentos e edifícios principais, como a excelente Biblioteca de Helsínquia, cuja conceção difere muito do que existe em Portugal e uma visita a uma aldeia de pescadores, localizada numa das ilhas da Finlândia.

O grupo de docentes, em análise, destaca pela positiva e passível de ser implementado no nosso Agrupamento os cantinhos de leitura e lazer (incluindo os baldes com o tricô ou mesmo a construção de puzzles), com tapetes, almofadões e pequenas mesas de suporte, bem como uma diferente arrumação da cantina, após as refeições. Ainda salientam pela positiva o silêncio que reinava na escola, mesmo durante os intervalos e a extrema limpeza por todo o espaço educativo.