SESSÃO: RISCOS DE CONDUÇÃO E PREVENÇÃO RODOVIÁRIA

Realizou-se no dia 21 de novembro de 2022 uma palestra, seguida de debate, sobre riscos da condução e prevenção rodoviária, promovida pela Coordenação de Ciclos. Esta palestra dirigiu-se aos alunos do 12º ano do agrupamento, que na sua maioria já estão a tirar a carta de condução ou são recém encartados. A palestra foi orientada pelo sr. Luís Santos, técnico do INEM com larga experiência, que relatou diversos casos de sinistros rodoviários com perda de vidas e/ou com traumatismos graves, físicos e psicológicos, alertando a plateia para os perigos e as responsabilidades envolvidas na condução de veículos de 2 e de 4 rodas. A palestra foi acompanhada de imagens de sensibilização e suscitou várias perguntas e pedidos de esclarecimento dos alunos presentes. O sr. Luís Santos alertou para os perigos da condução sob efeitos do álcool, com distração por telemóveis ou sem cinto de segurança, entre outros. Pelos casos relatados e lembrados, a plateia ficou mais consciente do trauma que é ficar ligado ao ferimento ou morte de pessoas por (ir)responsabilidade de um condutor. O mesmo técnico utilizou um manequim para dar diversas explicações sobre a atuação correta perante um sinistro, com e sem paragem cardiorrespiratória, bem como quando se assiste a um acidente numa via local e numa autoestrada. Apelou a que todos buscassem formação na área do suporte básico de vida, que pode fazer uma enorme diferença em caso de sinistros. A sessão contou com cerca de 60 alunos e respetivos professores.