SIMULAÇÃO DE PRÁTICA DE POSICIONAMENTO EM CONTEXTO HOSPITALAR

Os alunos do Curso Técnico Auxiliar de Saúde, deslocaram-se ao Hospital Compaixão, em Miranda do Corvo, no âmbito da disciplina de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais com o objetivo de visualizar e treinar técnicas de posicionamento, nomeadamente, decúbito dorsal e decúbito semi-dorsal direito e esquerdo.

Nesta atividade, orientada pela enfermeira Marta Bagagem, os alunos treinaram entre si as transferências da cama para a cadeira de rodas e da maca para a cama.

A simulação revelou-se de bastante utilidade, já que lhes permitiu consolidar, na prática, conteúdos adquiridos em contexto de sala de aula.

O nosso agradecimento à Fundação ADFP e à disponibilidade da enfermeira Marta Bagagem.

A sessão foi um sucesso, uma vez que os alunos foram muito recetivos e interventivos. Foram abordadas, algumas das consequências relacionadas com o consumo, nomeadamente os efeitos sobre a saúde, sobre a diminuição do desempenho cognitivo, na destruição de vidas sociais/profissionais/familiares, explorando também o lado criminal dos consumos. Muitos assuntos, aí explicados, foram oportunos e esclarecedores para estes adolescentes.

Esta ação da Escola Segura foi muito bem dinamizada, os vídeos/projeções surpreenderam e melhoraram os conhecimentos dos alunos nesta temática. Os esclarecimentos foram claros e as orientações muito assertivas ficando, aos olhos destes alunos, uma demonstração clara do vínculo da Escola Segura ao nosso agrupamento.